SC INFORME 28: Em Sergipe profissionais se unem em projeto que providencia equipamento de proteção contra a Covid-19
12/06/2020 |
Em tempos de pandemia da COVID-19, as redes de solidariedade reforçam a união das profissões pelo bem comum. Soluções para a sociedade são sempre bem-vindas e por esse motivo divulgá-las é melhor ainda.
Como forma de tentar amenizar o impacto da crise mundial de saúde pública do novo coronavírus, nasceu em Aracaju, capital sergipana, o Projeto Cuid4r, que já está em sua segunda etapa e é uma iniciativa que surgiu em meados de março de 2020, coordenada por Stephanie Kamarry Alves Sousa, professora de engenharia elétrica do Instituto Federal de Sergipe (IFS) de Lagarto.
O arquiteto urbanista Luciano Vasconcelos, que participou no apoio logístico da primeira etapa, segue na segunda fase do projeto na gestão de distribuição do material fabricado de acordo com as demandas dos hospitais e conta como se uniu aos voluntários do Projeto Cuid4r.
“Sempre gostei de me inserir em trabalhos voluntários, pois faz com que eu me aproxime de pessoas com o mesmo propósito. Acredito no potencial do voluntariado. É uma doação de si mesmo e desafiador, porque fazemos coisas que às vezes acreditamos ser impossíveis de concretizar”, afirma Vasconcelos.
A coordenadora de marketing do projeto Cuidar, Leila Yoco Tsuha relata como começaram as ações na primeira etapa do projeto. “O ‘Projeto Cuidar – De Quem Cuida da Gente’ contou com mais de 100 voluntários divididos nas coordenações de logística, produção, marketing, financeiro, pesquisa e manutenção. Foram fabricadas mais de 6 mil face shields e 2 mil óculos de proteção entregues aos profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate à covid-19. Além disso, 2 mil máscaras de pano foram compradas de produtores locais, para serem doadas à comunidades carentes”.

Primeira etapa: Voluntários em entrega de face shields para a Secretaria Municipal da Saúde. Foto: Divulgação
Na segunda etapa, o “Projeto Cuidar – De Quem Precisa” Leila explica que equipes estão sendo organizadas com intuito da adaptação de máscaras de mergulho para a utilizá-las como ventiladores não-invasivos do tipo Continuous Positive Airway Pressure (CPAP), no tratamento de pacientes com Covid-19.
“Nos hospitais em que a rede maker nacional conseguiu colocar as máscaras CPAP, houve redução de 20% a 40% da taxa de intubação em pacientes e isso aliviou muito a carga sobre os ventiladores mecânicos”, reforça.
Leila Yoco ressalta que qualquer pessoa pode contribuir de alguma forma no Projeto Cuidar, como ajuda financeira, doação de máscaras de mergulho “Esasybreath”, tornando-se voluntário ou ainda divulgando a campanha do Cuidar.
“Desde o início, o Cuidar contou com muitos parceiros e voluntários engajados, dispostos a doarem tempo, dinheiro, equipamentos e esforço. São vários profissionais como arquitetos, biólogos, engenheiros, fonoaudiólogos, odontólogos e estudantes de diversas áreas. Foi incrível ver essa grande rede colaborativa se formar em prol de uma causa tão nobre. Existe muita gente boa no mundo”, finaliza.
Quer conhecer mais o Projeto Cuid4r? Então acesse as redes sociais instagram e facebook: @cuid4r . Por lá, você encontra informações precisas do Cuid4r, inclusive conta bancária ou ainda site para arrecadação coletiva de recursos para o projeto. Vale conhecer, divulgar e apoiar!
Confira o vídeo abaixo do Projeto Cuid4r
PANORAMA CORONAVÍRUS (COVID-19)
Sergipe
Na noite de quinta-feira 11/06, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) informou o registro de 443 novos casos da Covid-19 em Sergipe, totalizando 11.056 casos da doença. O número de óbitos é 283 e até o momento são 4.732 pessoas curadas.
De acordo com o Mapa Brasileiro da COVID-19 da Inloco, até quinta-feira, 11/06, Sergipe está em 12º lugar de pior índice de isolamento social do Brasil, com 43,56%.
Aracaju
Na capital sergipana, de acordo com boletim da Secretaria Municipal da Saúde de Aracaju divulgado no dia 11/06, sobe para 6322 o número de pessoas diagnosticadas com Covid-19. Mais de 3.890 já infectadas estão recuperadas. O total de óbito em Aracaju é de 128 pessoas. O índice de isolamento social da capital é de 39%.